domingo, 27 de abril de 2008

Rota da Mina - Xurês 25/04/2008

Olá a todos..

Aproveitando o feriado e o bom tempo que se fez sentir no passado dia 25, decidimos, eu e mais dois membros honorários do clube (Manuel e Bruno), fazer um trilho antigo que já havia feito à 3 anos com a malta da Patocycles na zona espanhola do Gerês perto da Portela do Homem.



Chegamos ao ponto de partida e já se fazia sentir o calor que pairava no ar, e ao mesmo tempo já me tinha arrependido de não ter colocado o protector solar pois ia ser bem quente o dia.
Lá partimos por estrada para ao fim de 3 km entrarmos no trilho que nos levava montanha acima para o nosso destino. Foram +/- 10 km sempre a subir a um bom ritmo e com algumas paragens pois a paisagem e o calor assim o exigiam.
Chegados ao primeiro ponto de "abastecimento" e antes de iniciarmos a vertiginosa e perigosa descida por entre dois vales, houve tempo para uns ajuste técnicos e para mais umas fotos de belo efeito.

A descida é feita por um trilho pedestre e que, em certas zonas, é de dificil apuro técnico o que provocou a minha queda por duas vezes e alguns sustos para os restantes "riders" uma vez que a par do trilho acompanhava-nos um rio com algumas quedas de águas. Só que este curso de água corria alguns metros mais abaixo, ou seja tinhamos autenticas ravinas no nosso lado esquerdo.

Depois de cruzarmos o rio para a outra margem entramos num singletrack divertido e muito rolante que nos levou à povoação espanhola de Torneros, onde decidimos provar um famoso "pata negra " numa sande bem apresentada (o gato gostava mesmo de presunto).

Terminados o repasto logo começamos a fazer o que tanto nos iria custar: a subida até à Portela do Homem. Começamos por fazer um trilho a par da estrada e por uma geira romana, depois foi estrada acima até à fronteira. A nossa sorte foi haver tanta água pelo caminho pois senão teriamos passado um mau bocado com tanto calor.

Resumindo, um local muito bonito, um trilho espectacular, boa companhia, tudo a correr bem...o que mais podemos querer??
Espero que depois de Santiago possamos organizar um passeio para todo o grupo para vos dar a conhecer as maravilhosas vistas do Xurês.




Ficam as fotos para comprovar.

Rota da Mina

Video (Respira!):



Abraço.

Nuno Cunha

Um comentário:

RUUULAAA TEAM disse...

Grandes amigos... tudo bem? Sou um adepto dessa zona. E antes de andar de btt pensava conhecer o Gerês. Mas depois de me meter "pelo coração"... Só visto mesmo não? Adoro mesmo muito essa zona. Vá lá que ainda nos deixam "fazer uso" dela!