domingo, 22 de novembro de 2009

“A Esmiuçar o Marão” – 31 Outubro 2009

Boas a todos.

40 foi o numero de amigos que compareceram para esmiuçar uma das serras mais duras da zona Norte: o Marão.

A ambição era grande face ao número e as diferenças de andamento que se fizeram sentir no decorrer do percurso mas à partida a o querer era grande e a impaciência tomava conta do pessoal no ponto inicial.
O guia era um amigo que conhecia muito bem a serra o que ajudou bastante - a ele os meus parabéns.
Então a história reza assim…

Partida foi dada cerca das 10:30 (mais coisa menos coisa) em frente à Escola Preparatória da Aboadela que depois serviu para os banhos no final. Primeiros quilómetros ainda dentro da povoação, com um sobe e desce continuo e depois a primeira “parede” do dia que nos iria levar ao primeiro troço em terra. Subida dura, constante, em alcatrão que deu para perceber o ritmo muito díspar entre os elementos do grupo. A subida levou-nos até à Capela de S. Bento onde foi tirada a foto de grupo.
Depois foi um rolar constante com uma zona muito porreira de se fazer mas que o congestionar de bicicletas e ciclistas a pé não permitiu desfrutar na sua plenitude mas , nos bocados que consegui fazer deu para perceber que deve ser um “espectáculo” descer aquilo “on fire” como diz o meu amigo Fernando Malho. Até Covelo do Monte foi a descer sob pedras milenares em que se notava os trilhos desgastados provocados pelos carros de bois…muito porreiro!
Depois da descida veio a inevitável subida que fez algumas baixas pois alguns dos elementos do grupo vinham a sofrer com cãibras já há muitos km.
A meio da subida tivemos o reforço com maçãs caseiras, oferecidas por um amigo meu com brinde em algumas, e com um copito de vinho oferecido pelo nosso amigo Fernando Fraquinho. O descanso durou pouco pois já estávamos atrasados e ainda faltava muito para subir. O que se avizinhava não era bom.

O percurso estava definido e seria uma dura e constante subida que nos levaria muito próximo dos 1000mt de altitude até ao parque de merendas de Lameiras. O percurso é fabuloso com vistas de cortar a respiração…
A chegada ao topo foi sinonimo de alivio para alguns pois a partir dali seria sempre a descer…Retemperadas as forças toca a descer a alta velocidade monte abaixo com drops muito porreiros pelo meio e com uma queda do Sr. Joaquim Pereira que não deixou mazelas.
Uma vez parados para auxilio do nosso amigo perdemos o contacto com o guia e não nos apercebemos de uma cortada fechada à direita e continuamos a descer enganados…mais abaixo alguns elementos decidiram subir ao se aperceberemdesta situação e outros continuaram. A escolha até nem foi muito má pois as paisagens valeram a pena…
Pena foi termos perdido o grupo e a chegada desfasada bem como o adiantado da hora.



Agradecimentos:

- Ao nosso guia que fez um excelente trabalho;

- Ao Clube de Caçadores do Marco que nos proporcionou os banhos;

- À Gamobar que patrocinou os frontais;

- Ao cunhado do Fernando Fraquinho e ao Fernando que nos cedeu e seguiu com a carrinha de apoio;

- À BikeStorm que no ofereceu os bidões de água;

- Ao Sr. Joaquim Pereira e ao Paulo Fernandes que “mexeram” as coisas para que tudo fosse possível;

Em suma…quero lá voltar!!!
Apesar de duro, a beleza e a exigência do local deixou esta vontade…e será breve.

Ficam as fotos.

Esmiuçar o Marão


Nuno Cunha

Um comentário:

FRINXAS disse...

Olá Nuno, tudo bem?

Caso exista um track disso....

nunofsilva@portugalmail.pt

Forte abrassoum e um graunde beim haja... LOL

BOM ANO