terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Rojões e Espadal = S. Gonçalo Covelas 2010



S. Gonçalo de Covelas

“A devoção a São Gonçalo espalhou-se também ao longo dos caminhos da viandância em geral e particularmente da peregrinação jacobeia, aparecendo quase sempre ao lado de antigos caminhos e muitas vezes associada à de Santiago de Compostela. Por ter sido também ele um peregrino, São Gonçalo tornou-se rapidamente o patrono dos caminhantes em geral e dos peregrinos em particular, uma verdadeira "devoção paralela" dos caminhos jacobeus portugueses.”


Será que é por isto que é tão especial o S. Gonçalo? Talvez por ser ele um peregrino e quase todos os ciclistas tem um certo sentimento de peregrino. Talvez pela belos repastos que proporcionam as festas em honra deste santo.

Mas como “amantes” da nossa gastronomia não podíamos recusar o chamamento que S. Gonçalo nos fez lá do alto do monte de Quereledo que prometia belos rojões regados pelo revigorante espadal.

Reunida a trupe lá fomos ao encontro dos outros bravos que nos esperava junto de outro ponto religioso de S. Pedro Fins e dai foi um instante até entrar no trilho que havia pensado.






Subida ao Bom Jesus que é a mais difícil do percurso, dali descemos em direcção a Alfena e logo aparece a primeira contrariedade e os primeiros abandonos com o Rui (com um problema técnico/táctico/logístico com falta de um dropout) e o Henrique em companhia.

Passada a fase mais escorregadia do percurso que provocou alguns momentos de boa disposição, o pessoal já reclamava pelo “repasto” e lá nos dirigimos para a santa festa e à chegada acampamos no 1º lavrador que tinha a porta aberta pois o “poiso” do costume estava pejado de caçadores de mouros.



Boa escolha! O pessoal comeu, bebeu e no final ainda tinha vontade de voltar pois algusn mesmo sugeriram que iriam ao local com as respectivas senhoras para um segundo “encore” de rojões e espadal.



Quando vínhamos embora recebemos uma chamada do pessoal perdido a avisar que estava a “pregar em outra freguesia” e que o tinto pinta línguas seria de qualidade…e pela foto está comprovado.



Em suma mais um excelente passeio entre amigos.

Venha o próximo.

Ficam as fotos.