domingo, 12 de abril de 2009

"OS TRÊS CUNHAS" - S.TIRSO - 05/04/2009



Boas a todos...

Como o titulo do post indica, fomos 3 os "Cunhas" (eu, o Manuel e o Bruno) à cidade vizinha cidade de S. Tirso para uma aventura que se revelou muito mas muito porreira.

A saida foi dada por volta das 8:45 junto ao parque de merendas de Valinhas e logo começamos a subir em direcção a um dos pontos de maior interesse do nosso passeio: a nascente do Leça.

Depois de algumas e ingremes subidas lá chegamos à nascente...e que desilusão pois a nascente é um buraco, quase sem água, tudo sujo e que mais parecia um esgoto do que a nascente como a foto o pode comprovar.




Depois de algumas fotos toca a partir para o 2º ponto de interesse e este não decepcionou: Citania de Sanfins.



A subida para lá chegar faz lembrar a subida da Labruja(para quem já fez caminho de Santigo) ingreme e com obstáculos que não permitiam a progressão em cima da bicicleta.

Mas valeu bem a pena o esforço pois as ruinas são muito bonitas e bem cuidadas, pena foi o "tasco" estar fechado pois o Manuel queria porque queria uma cervejinha fresquinha...eheheh!!


Logo partimos para mais trilhos por um singletrack agressivo mas muito divertido de se fazer que permitiu brincadeiras com "drops" de alguns centimetros e a uma velocidade bem alta. Serra acima com alguma dificuldade à medida e com alguns erros de navegação (que jeito deu o GPS) e peço desculpa por algumas indicações tardias, lá fomos caminhando por entre casas e por matas que pareciam que já não eram exploradas à muito tempo.

O regresso foi antecipado, devido ao adiantado da hora, mas a escolha foi acertada pois para o final o Bruno tinha reservado uma descida alucinante com "drops" e em singletrack que mais parecia uma corrida com os três em velocidade elevada.
Ainda deu para ouvir um cuco (ave) e ver um milhafre(ave) pouco usuais nos tempos que correm mas por estas bandas ainda conseguem resistir.

No final descemos novamente para o parque de Valinhas não sem atravessar o famoso Rio Leça que nesta zona corria forte e limpido.

o track GPS:




Ficam as fotos e a vontade de lá voltar para ma exploração com mais tempo.

ROTA NASCENTE LEÇA


Abraço.

2 comentários:

Bruno Cunha disse...

Quem é amigo, quem é???
Uma bela zona para pedalar. Do melhor aqui por perto!

Bravellir disse...

Quem diria que já nos cruzamos nos trilhos aqui pela Maia e que haveríamos de nos cruzar de novo no Gerês. E tens razão.. aquilo nas Sombras não cansa.
Quanto a este vosso passeio à nascente do Leça, acreditas que já por várias vezes estive para ai ir e aconteceu sempre qualquer coisa que impediu?? Da última vez foi um quadro partido de uma spec já na zona de Paços de Ferreira :/

Não queres mandar esse track para bravellir arroba bravellir ponto com para a minha próxima tentativa?

Boas pedaladas,
Brave