Boas a todos,
A intenção de explorar a Geira Romana, na zona de Terras de Bouro já estava há muito presente no nosso ficheiro de “Tracks To Do” e criadas as condições lá nos decidimos contemplar e conhecer os “mui” nobres antigos caminhos dos Romanos.
10:00 já pedalávamos por Terras de Bouro e logo começamos a percorrer os caminhos rurais que nos levariam ao nosso objectivo do dia.
Segundo o track que tínhamos, seria sempre a subir até ao km 15 altura em que atingiríamos a 890mt de altitude. A zona da Geira é lindíssima, sempre acompanhada com vegetação densa, com os menires característicos e reveladores da presença romana na região, com cursos de água abundantes e com garranos a presentear-nos com a sua presença.
Terminada primeira parte da Geira era altura de “empenar”…com o culminar no Monte St. Isabel. Subidas duras, com inclinação na ordem dos 8% e com um calor sufocante que nos levava a esgotar a água rapidamente.
A chegada ao ponto mais alto trouxe também paisagens muito bonitas e mais “habitantes naturais” (garranos) do parque que se abrigavam do calor numa mata de cedros . Após um reforço alimentar iniciamos a descida novamente até Terras de Bouro…A descida tinha um sinal de perigo com a indicação de 10% inclinação…foi sempre a abrir.
Finda a descida entrada novamente na Geira para a parte final e foi aí o ponto mais “perigoso” de todo o passeio…tivemos um encontro imediato com um espécime de origem bovino que não achou muita graça ter sido “empurrada” e vai daí toca a investir contra nós!!!
“Abre que ela vem aí!!!” mas a bicha lá se decidiu a deixar-nos passar em direcção ao nosso destino.
Chegada por volta das 14:30 a Terras de Bouro e hora do almoço com o sentimento de ter feito mais um percurso fantástico na zona do Gerês...
Venha o próximo.
Ficam as fotos.
GEIRA ROMANA |
Nuno Cunha
O track:
Nenhum comentário:
Postar um comentário