sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Raid da Lama - Retorta 17/02/2008

Como não podia deixar de ser, uma prova a passar pelo concelho da Maia, teve a participação da Abelha Maia, desta vez solitária, mas nem por isso deixou de estar bem representada!

O Raid de Vila do Conde já se realiza á alguns anos, mas devido a fenómenos da natureza ocorridos em 2007, o evento recebeu o nome de 'Raid da Lama'. Este ano, devido á falta de chuva, não parecia que o evento fizesse jus ao nome. E com essa esperança lá fui eu para a Retorta.

Chegando às 8h para um evento que estava previsto arrancar às 9.30h, não me restou alternativa senão aquecer em cima da bike, explorando a zona envolvente, matas, etc.
Às 9.45h lá arrancou a prova já eu levava 10km nas pernas (mais 30km do dia anterior) ESTÚPIDO!

Como a primeira metade seria sobretudo a subir, e segunda sobretudo a descer, queria fazer a primeira a um bom ritmo e seguir perto dos da frente, pois mesmo que me cansasse, o final seria canja...
No inicio alguma (pouca) lama, com a passagem num túnel apertado, escuro e húmido - que medo!

E ainda algumas poças de lama - ou seria água de 'lavar as vaquinhas'?!

E mais uma...

Descida a Portocel, uma rápida paragem no ponto de abastecimento e siga!
Eis que pelo quilómetro 30 começam os problemas. Até aqui seguia a um bom ritmo, demorando apenas 1.30h a fazer os 30kms que supostamente seriam os mais difíceis. Posso assegurar que os 13km que restavam seriam bastante rolantes, não fosse a máquina avariar! Pois é, a partir desse ponto, múltiplas cãibras, em vários pontos das duas pernas tornaram esses 13km um calvário! Até o Camelbak não me quis dar água quando precisei, vindo mais tarde a descobrir que, 'afinal havia água'... Resultado: 55 minutos para fazer 13kms :(
Á chegada, não me apercebi do ponto de controlo, e só passado um quarto de hora, é que fui fazer o controlo. Pelo meio ainda deu tempo para ir ao carro, fazer duas chamadas, e ainda fotografar as duas máquinas: a bike e o carro, porque o rider nem por isso...

Para a história da minha primeira prova em total autonomia ficam 43km em 2.25h vs 1.50h do primeiro a chegar, nenhuma queda ou avaria MECÂNICA, e uma lição: não dar um passo maior que a perna! Ah, e abrir a válvula do camelbak quando quiser água!

Até Domingo...

Nenhum comentário: